Ponto de Memória do Bairro da Terra FIrme (Belém-PA)

O objetivo deste blog é divulgar as atividades desenvolvidas no bairro da Terra Firme sobre o Ponto de Memória, isto é, o Projeto do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. O Ibram acredita que o direito à memória precisa ser conquistado, mantido e exercido como direito de cidadania, como direito que precisa ser democratizado e comunicado entre os diferentes grupos sociais existentes no Brasil. É por esse direito e luta que está apoiando ações de memória em comunidades de todo o Brasil. Estão em fase de consolidação 12 Pontos de Memória, situados em comunidades populares nas cidades de Belém- PA,Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Maceió – AL, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Rio de Janeiro, Salvador – BA, São Paulo – SP, Vitória – ES. existentes no Brasil.(http://www1.museus.gov.br/)

Somos 12 Conselheiros (as)

O Conselho Gestor do Ponto de Memória do Bairro da Terra FIrme" é composto atualmente das seguintes pessoas:

1. Francisca Rosa Silva Santos,dona Chiquinha, Presidente do Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme: moradora há mais de 30 anos do Bairro da Terra FIrme, em Belém do Pará. Veio do Maranhão com sua família, e desde 1985 participa dos Cursos de Alimentação Saudável no Museu Paraense Emílio Goeldi. É candidata ao Prêmio Betinho. É coordenadora do Proejto: Juventude e imagens do bairro da Terra Firme, reafirmando identidades e garantindo cidadania - Mais Cultura.


2. Eliete Santana (Neci) - Vice-Presidente, moradora do bairro da Terra Firme e agente multiplicadora da alimentação Saudável no Museu Goeldi e vários Municípios do Estado do Pará.


3. Maria Francisca de Araújo Santos - moradora do bairro da Terra Firme, agente multiplicadora da alimentação Saudável no Museu Goeldi e no Município de Ourém-PA. É coordenadora do Proejto: AS DIVERSAS LINGUAGENS DA CULTURA NO BAIRRO DA TERRA FIRME - Mais Cultura.


4. Helena do Socorro Alves Quadros - Mestre em Educação, Tecnologista Sênior do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação/Museu Goeldi, Coordenadora do Núcleo de Visitas e do Projeto O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade no bairro da Terra Firme e outros Bairros do Município de Belém.


5. Camila de Fátima Simão de Moura - Bacharel em Turismo, Especialista em Gestão Ambiental na UFPa, é a Consultora local do Ponto de Memória-IBRAM.


6. Jéssica Santos - Moradora do Bairro da Terra Firme, participando de movimentos jovens no Bairro.


7. SÂMIA MARIA SILVA - Moradora do Bairro da Terra Firme, atuando como professora leiga em Centro Comunitário.


8. JOÃO BATISTA COSTA DOS ANJOS - Morador do Bairro da Terra Firme, muito atuante nos movimentos sociais do Bairro.


9. Leonel Oliveira - Morador do Bairro da Terra Firme, atuante nos movimentos sociais do Bairro, em especial ao trabalho com grupos de capoeira.


10. Deivison Laurentino da Rocha - Morador do Bairro da Terra Firme.


11.MARIA MADALENA DA GAMA PANTOJA - moradora do Bairro da Terra Firme, Coordenadora do Projeto: Escrevendo nossa história outra vez: jornal O Tucunduba - Mais Cultura


12. José Maria Vale de Souza - Morador do Bairro da Terra Firme, atuante na Escola Estadual Parque Amazônia e trabalhos comunitários.

16 de maio de 2011 - Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle

Divulgando a Gincana.....

Ponto de Memória sendo divulgado no Jornal

Ponto de Memória sendo divulgado no Jornal
Terra Firme tem Memória

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Palestra sobre o Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme no NPI/UFPa

Recebi e aceitei o convite da Bernadete Almeida-Coordenadora do projeto "Mulheres da Paz" para proferir duas palestras. Uma na Escola Estadual Frei Daniel e outra no NPI. Na Escola Frei Daniel participaram as mulheres do Guamá e no NPI para as mulheres do Bairro da Terra Firme. Comigo no Guamá estiveram Chicona e Chiquinha e na Terra Firme, Chicona, Chiquinha, Madalena, Leonny e Cilane. Foram dois momentos interessantes e emocionantes.
abaixo o convite que recebi com a descrição do Projeto:
O Governo do Estado através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social - SEDES em parceria com o Governo Federal - Ministério da Justica vem implementando o Projeto Mulheres da Paz, nos municípios de Ananindeua e Belém, com foco inicialmente nos bairros ICUÍ x PAAR, Distrito Industrial, Terra Firme e Guamá.
O projeto "Mulheres da Paz" tem como objetivo capacitar mulheres das áreas referidas para atuarem como mediadoras sociais divulgando e implementando ações(Rede Social e PRONASCI)que orientem a comunidade na prevenção e redução das violências criando condições e possibilidades para que adolescente e jovens expostos à violência doméstica e urbana, identifiquem outras possibilidades tais como PROJOVEM, PROTEJO, etc, para tanto estamos promovendo capacitação sistemática para as mulheres.
Isso exposto, solicitamos sua participação, na "Roda de Diálogo" para expor sobre o projeto Ponto de Memória para as Mulheres da Paz, dos territórios Terra Firme e Guamá. Ressaltamos ,que a atividade será desenvolvida em 02(duas ) escolas de Belém, com duas turmas em cada, nos horários de 8:30 às 11:30h e 14:30 às 17:00h totalizando quatro turmas. As escolas onde estão acontecendo as RODAS são: E.E.E.F.M- Frei Daniel(Rua Barão de Igarapé Miri) e Escola de Aplicação( conhecida como NPI), localizada na Perimetral.Avalie e proponha sua participação considerando a agenda em anexo.
Daremos continuidade às Rodas de Diálogo após o feriado, no período de 08.09 a 10.09.2010
Sem mais para o momento, agradecemos, aguardando o apoio a nossa solicitação nos colocando a disposição a Diretoria de Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário