Ponto de Memória do Bairro da Terra FIrme (Belém-PA)

O objetivo deste blog é divulgar as atividades desenvolvidas no bairro da Terra Firme sobre o Ponto de Memória, isto é, o Projeto do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. O Ibram acredita que o direito à memória precisa ser conquistado, mantido e exercido como direito de cidadania, como direito que precisa ser democratizado e comunicado entre os diferentes grupos sociais existentes no Brasil. É por esse direito e luta que está apoiando ações de memória em comunidades de todo o Brasil. Estão em fase de consolidação 12 Pontos de Memória, situados em comunidades populares nas cidades de Belém- PA,Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Maceió – AL, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Rio de Janeiro, Salvador – BA, São Paulo – SP, Vitória – ES. existentes no Brasil.(http://www1.museus.gov.br/)

Somos 12 Conselheiros (as)

O Conselho Gestor do Ponto de Memória do Bairro da Terra FIrme" é composto atualmente das seguintes pessoas:

1. Francisca Rosa Silva Santos,dona Chiquinha, Presidente do Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme: moradora há mais de 30 anos do Bairro da Terra FIrme, em Belém do Pará. Veio do Maranhão com sua família, e desde 1985 participa dos Cursos de Alimentação Saudável no Museu Paraense Emílio Goeldi. É candidata ao Prêmio Betinho. É coordenadora do Proejto: Juventude e imagens do bairro da Terra Firme, reafirmando identidades e garantindo cidadania - Mais Cultura.


2. Eliete Santana (Neci) - Vice-Presidente, moradora do bairro da Terra Firme e agente multiplicadora da alimentação Saudável no Museu Goeldi e vários Municípios do Estado do Pará.


3. Maria Francisca de Araújo Santos - moradora do bairro da Terra Firme, agente multiplicadora da alimentação Saudável no Museu Goeldi e no Município de Ourém-PA. É coordenadora do Proejto: AS DIVERSAS LINGUAGENS DA CULTURA NO BAIRRO DA TERRA FIRME - Mais Cultura.


4. Helena do Socorro Alves Quadros - Mestre em Educação, Tecnologista Sênior do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação/Museu Goeldi, Coordenadora do Núcleo de Visitas e do Projeto O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade no bairro da Terra Firme e outros Bairros do Município de Belém.


5. Camila de Fátima Simão de Moura - Bacharel em Turismo, Especialista em Gestão Ambiental na UFPa, é a Consultora local do Ponto de Memória-IBRAM.


6. Jéssica Santos - Moradora do Bairro da Terra Firme, participando de movimentos jovens no Bairro.


7. SÂMIA MARIA SILVA - Moradora do Bairro da Terra Firme, atuando como professora leiga em Centro Comunitário.


8. JOÃO BATISTA COSTA DOS ANJOS - Morador do Bairro da Terra Firme, muito atuante nos movimentos sociais do Bairro.


9. Leonel Oliveira - Morador do Bairro da Terra Firme, atuante nos movimentos sociais do Bairro, em especial ao trabalho com grupos de capoeira.


10. Deivison Laurentino da Rocha - Morador do Bairro da Terra Firme.


11.MARIA MADALENA DA GAMA PANTOJA - moradora do Bairro da Terra Firme, Coordenadora do Projeto: Escrevendo nossa história outra vez: jornal O Tucunduba - Mais Cultura


12. José Maria Vale de Souza - Morador do Bairro da Terra Firme, atuante na Escola Estadual Parque Amazônia e trabalhos comunitários.

16 de maio de 2011 - Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle

Divulgando a Gincana.....

Ponto de Memória sendo divulgado no Jornal

Ponto de Memória sendo divulgado no Jornal
Terra Firme tem Memória

sábado, 29 de outubro de 2011

Ponto de Memória, Museu Goeldi em parceria com o Projeto de Re-construção do O Tucunduba


Uma das jovens inscritas responde a questão: escreva um texto sobre o Bairro da Terra  Frime "Tenho que ser sincera sobre o que era o bairro pra mim e o que se tornou depois que participei da Gincana do Ponto de Memória. Confesso que antes eu tinha uma visão muito triste, com todas essas notícias que sempre acompanhamos pela TV e que só prejudicam mais a imagem da Terra Firme. Depois do conhecimento que obtive na gincana mudei totalmente minha forma de pensar, percebi que aqui tem  muita gente que luta pra ter uma vida digna e que as pessoas, que antes me faziam sentir vergonha, são minoria. Temos gente de bem que vive aqui e que faz a história do bairro ser mais bonita. Precisamos mostrar isso para as pessoas de fora e acredito que com o Ponto de Memória e com o Jornal, conseguiremos".

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Informes Pontos de Memória – 10 de outubro de 2011

Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme inicia oficina de documentário
Em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, o Ponto de Memória de Terra Firme (Belém-PA) começou  a desenvolver o  projeto selecionado pelo Edital Territórios da Paz, do Ministério da Justiça, que prevê a realização de um documentário sobre a identidade do bairro a partir do olhar  de  jovens da Rede Pública de Ensino.  A primeira etapa, que começa este mês, prevê oficina sobre conceitos  produção de vídeo e produção de roteiro. De acordo com o conselho gestor do Ponto de Memória, o documentário fará parte do acervo do museu.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Chamada de Estudantes do Brigadeiro Fontenelle-Terra Firme

Ponto de Memória de Terra Firme inicia oficina de documentário. 

O Ponto de Memória de Terra Firme começou a desenvolver o projeto selecionado pelo Edital Territórios da Paz, do Ministério da Justiça, que prevê a realização de um documentário sobre a identidade do bairro a partir do olhar de jovens da Rede Pública de Ensino. A primeira etapa, que começa este mês, prevê oficina sobre conceitos produção de vídeo e produção de roteiro. De acordo com o conselho gestor do Ponto de Memória, o documentário fará parte do acervo do museu.
JOVENS MATRICULADOS NA ESCOLA BRIGADEIRO FONTENELLE E E QUE POSSUEM CONHECIMENTO REGULAR DDE SISTEMA OPERACIONAL DE WINDOWS E SUAS FERRAMENTAS DE EDIÇÃO TEXTO/FIGURAS E INTERNET. INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO PROJETO ENCAMINHAR SEUS CONTATOS PARA O E-MAIL: pontodememoriaterrafirme@gmail.com

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Terra Firme no XIX Seminário do Programa Institucional de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi,

A amiga do Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme, Cilane Melo irá apresentar os resultados da Pesquisa“Levantamento e Caracterização Histórico-Cultural do Bairro da Terra Firme- Belém/PA” no dia 08 de Julho, 14:15 horas, no Seminário Pibic/CNPq no Auditório do Museu Goeldi, Campus de Pesquisa - Terra Firme. Um dos objetivos foi analisar como o Projeto “O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade” e o Projeto “Ponto de Memória” contribuem para a valorização da memória social e da identidade do Bairro da Terra Firme, Belém-PA.

Terra Firme no XIX Seminário do Programa Institucional de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi,

Isabella Gibson, Amiga do Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme abordará o Tema "“IDENTIFICAÇÃO DOS CENTROS COMUNITÁRIOS E LEVANTAMENTO
DAS AÇÕES REALIZADAS NO BAIRRO DA TERRA FIRME, BELÉM-PA”.
O objetivo principal da Pesquisa foi: Identificar e cadastrar no Núcleo de Visitas Orientadas ao Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (NUVOP), os centros comunitários existentes e suas ações no Bairro da Terra Firme, Belém-Pa. Como também, fez um capítulo especial sobre o projeto Pontos de Memória, do Instituto Brasileiro de Museus.
Dia 08 de Julho - 14 horas no Auditório do Museu Goeldi, Avenida Perimetral, Terra FIRME.

Conselheiros do Ponto de Memória na Pesquisa Científica

Camila Moura, Conselheira do Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme irá apresentar no dia 08 de Julho de 2011 - 15 horas, no XIX Seminário do Programa Institucional de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi, a Pesquisa:
ECOMUSEU: instrumento de valorização da identidade dos atores sociais envolvidos no ambiente de manguezal do Município de Curuçá, PA. 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

www.museu-goeldi.br: Terra Firme encerra I Gincana sobre história e memória

Terra Firme encerra I Gincana sobre história e memória PDF Imprimir E-mail
23-Mai-2011
Museu Goeldi e Ibram realizaram evento durante a Semana de Museus para promover a integração entre jovens de várias escolas e instituições do Bairro da Terra Firme. O bairro abriga um dos pontos de memória apoiados pelo Ministério da Cultura.

Com intuito de resgatar a memória do bairro e prover conhecimento sobre o passado e o presente da comunidade, realizou-se uma gincana cujo público-alvo foi composto de jovens de 12 a 20 anos.O encerramento da I Gincana “História e Memória do Bairro da Terra Firme”, que aconteceu na última sexta-feira, dia 20 de maio.


“Isso aqui é um trabalho maravilhoso” diz  Maria Francisca de Araújo Santos, conhecida pela comunidade como “Chicona ” e conselheira do Ponto de Memória, no ato do encerramento: “É uma vitória, pois a mídia só mostra a nossa derrota”, desabafou ao se referir à cobertura da imprensa onde prevalecem eventos de violência. Os pontos de memória são fruto de um projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura, para estimular a valorização de comunidades afetadas pela violência urbana.

O evento aconteceu na Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle e reuniu jovens de instituições, como Centros Comunitários e Pontos de Cultura como o Pólo São Pedro, além de estudantes de várias escolas de todo o bairro dentro do espírito competitivo e marcado pelo respeito entre as equipes. Da competição constava entre outros desafios, a composição de músicas, a fotografia, o teatro, o vídeo e também a criação de uma logomarca para o Ponto de Memória. No final, duas equipes empataram, mas a “Sementes da Terra” (Pólo São Pedro) foi a vencedora. Numa demonstração de espírito desportista que pautou o evento, ao receber o terceiro prêmio, um aluno de uma das outras equipes disse: “Eu espero que várias iniciativas como esta venham para o bairro, pois foi um prazer enorme competir com vocês”. Como premiação, as equipes receberam kits educativos e medalhas pela participação.


Educação contra a violência - Dara Santos, que participou da gincana, falou que eventos dessa natureza são importantes, pois “o índice de violência no bairro é muito alto e a partir dessas pequenas iniciativas nós podemos conseguir mudar essa realidade”.  

Segundo o membro do Conselho Gestor do Ponto de Memória da Terra Firme, Benedito Costa, a gincana foi uma ação do projeto, em parceria com o Museu Goeldi, com o objetivo “estabelecer uma parceria com as escolas e instituições e divulgar o projeto entre os jovens”. Os Pontos de Memória compõem um programa nacional do Ibram em parceria com o Programa Nacional de Segurança Cidadã (Pronasci).


Promovida pelo Conselho Gestor do Ponto de Memória da Terra Firme e pelo Museu Goeldi, a gincana tinha como objetivo reunir jovens do bairro em atividades que reafirmassem a identidade e a memória da Terra Firme. Numa parceria de duas décadas, a educadora do Museu, Helena Quadros frisou que esse tipo de evento é importante para a “afirmação da identidade das pessoas do bairro”.



Texto: Anderson Fattori.
Edição: Jimena Felipe Beltrão.

Atualizado em ( 23-Mai-2011 )

Divulgação no site do Museu Goeldi

Terra Firme promove gincana para incentivar o resgate da memória social do bairro

Agência Museu Goeldi- O Ponto de Memória da Terra Firme em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, promove a I Gincana História e Memória do Bairro da Terra Firme. O evento, que acontece de 16 a 20 de maio, tem como propósito incentivar a juventude a fazer um levantamento da história e memória do bairro da Terra Firme.
Constituída de cinco etapas - vídeo, música, teatro, fotografia e logomarca - a gincana terá atividades que abordarão aspectos sociais e comunitários direcionadas à produção criativa e cultural como forma de promover a solidariedade e principalmente a realização coletiva e pessoal.
Ponto de Memória - O projeto Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme faz parte do Programa Ponto de Memória do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM em Parceria ao Programa Nacional de Segurança Cidadã – PRONASCI e tem como objetivo estimular o trabalho na área da memória social. Em 2009, o Bairro da Terra Firme foi contemplado para participar do Programa.
A I Gincana História da Memória do Bairro da Terra Firme acontece em comemoração a 9ª. Semana Nacional de Museus uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e este ano terá como tema Museu e Memória.
Serviço:  inscrição de  25 de abril a 11 de maio de 2011.
Local de Inscrição: Núcleo de Visitas Orientadas ao Parque Zoobotânico do Museu Goeldi – Av. Magalhães Barata n° 376 - São Brás
Horário: 8 às 12h e 14 às 17h
Telefone: 3182-3249

terça-feira, 17 de maio de 2011

Contando os Pontos das Equipes

Os Jurados

Apresentação da Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle

Apresentação da Escola Estadual Parque Amazônia

Apresentação da Escola Estadual Celso Malcher

Apresentação do Pólo São Pedro

Apresentação do Centro Comunitário Bom Jesus

Apresentação da Escola Estadual Virgilio Libonatti

Abertura da Gincana com apresentação do IAC - Instituto Amazônia Cultural

Estudantes aguardando a hora das apresentações!!

sábado, 14 de maio de 2011

Mensagem Especial

O querido mestre dos mestres da Museologia gravou uma mensagem para o Ponto de Memória de Terra Firme. Iremos exibi-la na Abertura da I Gincana História e Memória do Bairro da Terra Firme..Uma mensagem de incentivo para que a Juventude do Bairro abrace este movimento social de grande repercussão nacional. Obrigada MÁRIO CHAGAS...

terça-feira, 26 de abril de 2011

Museu Goeldi no bairro da Terra Firme

Amanhã, 27 de abril de 2011, pela manhã, as responsáveis da I Gincana História e Memória do Bairro da Terra Firme estarão no Bairro realizando divulgação e entregando o Edital em Escolas e Comunidades. Informações: 3182-3219.
Responsáveis: Bárbara, Camila, Cilane, Francisca (Presidente do Conselho Gestor), Helena Quadros.(8804-3800).

Divulgação da Gincana no site do Museu Goeldi

Terra Firme promove gincana para incentivar o resgate da memória social do bairro

Agência Museu Goeldi- O Ponto de Memória da Terra Firme em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, promove a I Gincana História e Memória do Bairro da Terra Firme. O evento, que acontece de 16 a 20 de maio, tem como propósito incentivar a juventude a fazer um levantamento da história e memória do bairro da Terra Firme.
Constituída de cinco etapas - vídeo, música, teatro, fotografia e logomarca - a gincana terá atividades que abordarão aspectos sociais e comunitários direcionadas à produção criativa e cultural como forma de promover a solidariedade e principalmente a realização coletiva e pessoal.
Ponto de Memória - O projeto Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme faz parte do Programa Ponto de Memória do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM em Parceria ao Programa Nacional de Segurança Cidadã – PRONASCI e tem como objetivo estimular o trabalho na área da memória social. Em 2009, o Bairro da Terra Firme foi contemplado para participar do Programa.
A I Gincana História da Memória do Bairro da Terra Firme acontece em comemoração a 9ª. Semana Nacional de Museus uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e este ano terá como tema Museu e Memória.
Serviço:  inscrição de  25 de abril a 11 de maio de 2011.
Local de Inscrição: Núcleo de Visitas Orientadas ao Parque Zoobotânico do Museu Goeldi – Av. Magalhães Barata n° 376 - São Brás
Horário: 8 às 12h e 14 às 17h
Telefone: 3182-3249

domingo, 17 de abril de 2011

I GINCANA HISTÓRIA E MEMÓRIA DO BAIRRO DA TERRA FIRME.

INSCRIÇÕES GRATUITAS: 25 de abril a 11 de maio de 2011.
Local de Inscrição: Núcleo de Visitas Orientadas ao Parque Zoobotânico (Nuvop) Museu Goeldi
Av. Magalhães Barata n° 376 - São Brás.
Horário: 8 às 12h e 14 às 17h.
PERÍODO DAS TAREFAS: 16 a 20 de maio de 2011.
..........

OBJETIVOS
2.1 Geral
Divulgar o projeto Ponto de Memória da Terra Firme para a juventude do Bairro.
2.2 Específicos
 Levantar a história e memória do Bairro da Terra Firme com a participação dos jovens desta comunidade;
 Propor aos participantes do evento a criação da logomarca do Ponto de Memória do Bairro da Terra
Firme;
 Incentivar a juventude do Bairro da Terra Firme a conhecer a história do bairro onde vivem.
.............................

A I Gincana História e Memória do Bairro da Terra Firme será realizada em cinco dias de tarefas
conforme o edital.
 Cada equipe deverá convidar um professor (a) como padrinho (a) para acompanhar o cumprimentos
das tarefas e apoiar o seu desenvolvimento. Este deve fazer parte do quadro funcional das organizações
civis e governamentais participantes da gincana;
 As equipes devem ser compostas de jovens na faixa etária de 12 a 20 anos, moradores do Bairro
integrantes de escolas públicas ou privadas, associações, centros comunitários, artes, entre outras
organizações;
 As equipes devem ser constituídas de 7 até 10 integrantes;
 As equipes devem definir um nome e “grito de guerra” para serem identificados durante a gincana,
este deve estar relacionado com a história do Bairro.


PARTICIPEM!!!!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

07 de Abril de 2011 - Abertura e palestras sobre o Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme

No primeiro dia do "I Encontro do Ponto de Memória, Museu Goeldi e Escolas do Bairro da Terra Firme" participaram professores e gestores das seguintes escolas: - Escola Estadual Ulysses Guimarães (parceira do Museu Goeldi no Projeto O Jardim Botânico vai à Escola) - Bairro: Nazaré;
- Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle - Bairro: Terra Firme;
- Escola Estadual Prof. Virgilio Libonati - Bairro: Terra Firme;
- Escola Estadual Celso Malcher - Bairro: Terra Firme;
- U.P. São Francisco de Assis - Bairro: Terra Firme;
- Escola Estadual Solerno Moreira - Bairro: Terra Firme;
- U.E.I. Terra Firme - Bairro: Terra Firme;
Representantes do Projeto Sementes da Terra;
Representantes do Xadrez Escolar;
Representante do E.C.N.B do Bairro do Guamá.
Bolsistas, funcionários e direção do Museu Paraense Emílio Goeldi.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Divulgação do Encontro

Hoje de tarde a Conselheira Helena Quadros deu entrevista para a Rádio Cultura sobre o evento que inicia amanhã na Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle - 15 horas. Terra Firme.

Contatos do Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme

Quem quiser comunicar-se com os Conselheiros do Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme, pode ser via email: pontodememoriaterrafirme@gmail.com

Fone do Museu Goeldi: Helena Quadros/Ana Cláudia/Camila Moura/Bárbara/Isabella/Cilane: 3182-3219
Helena: 8804-3800

I Encontro do Ponto de Memória e Museu Paraense Emílio Goeldi com Gestores e Professores das Escolas do Bairro da Terra Firme



Ponto de Memória da Terra Firme é tema de encontro



05-Abr-2011
Agência Museu Goeldi - Acontece, nos dias 7 e 8 de abril, das 15h às 17 horas, na  escola  estadual Brigadeiro Fontenelle o ‘I Encontro do Ponto de Memória e Museu Paraense Emílio Goeldi com Gestores e Professores das Escolas do Bairro da Terra Firme’.
A atividade é resultado da parceria entre o Museu Goeldi, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Ministério da Justiça. Segundo a coordenadora do Núcleo de Visitas Orientadas do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Nuvop), Helena Quadros, “o encontro tem como objetivo apresentar a comunidade escolar do bairro da Terra Firme o Projeto ‘Pontos de Memória’, além de estabelecer parcerias com as escolas do bairro para que elas contribuam no processo de construção do museu comunitário do bairro”.
Outra questão que será trabalhada é a inserção da ideia de patrimônio, memória e história da comunidade nas atividades pedagógicas das escolas para a busca de produtos de memória que possam compor o acervo do Ponto de Memória da Terra Firme.
Para Helena, “O encontro será um espaço de diálogo, construção de ideias, proposições e de articulação entre o Ponto de Memória da Terra Firme, o Museu Goeldi e os vários segmentos que trabalham com educação no bairro”.
Programação - No dia 7 de abril, os representantes das escolas poderão relatar suas experiências com a memória social de Terra Firme. Também estará em debate a estratégia de inserção dos temas patrimônio, memória e história nas atividades pedagógicas das escolas públicas da região. Já no dia 8, serão realizadas as oficinas “Memórias da Terra Firme”, em oito grupos de trabalho formados por moradores de diferentes localidades do bairro.
Sobre o Ponto de Memória de Terra Firme
É uma das 12 iniciativas de memória social apoiadas pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) em parceria com o Programa Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura, com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci/ Ministério da Justiça), e com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
Considerado um dos bairros mais populosos da capital paraense, concentra cerca de 60 mil habitantes. A comunidade, conhecida pelos movimentos de luta pela moradia, realiza, há mais de dez anos, trabalhos socioculturais em parceria com o MPEG – como o curso popular de vestibular, a usina de educação e o apoio a grupos de capoeira, dança afro, balé e música.
Para participar do encontro, basta enviar e-mail para beneditogcosta@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ou para hquadros@museu-goeldi.br Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email , ou entrar em contato pelos telefones (91) 3182-3219/8804 3800.
Texto produzido com informações do IBRAM.

quarta-feira, 30 de março de 2011

I Encontro do Ponto de Memória e Museu Emílio Goeldi com Gestores e professores das escolas do bairro da Terra Firme

O I Encontro do Ponto de Memória e Museu Emílio Goeldi com Gestores e professores das escolas do bairro da Terra Firme configura-se como um espaço de diálogo, de construção de ideias, proposições e de articulação entre o Ponto de Memória da Terra Firme, o Museu Goeldi e os vários segmentos que trabalham com educação no bairro.
Esta parceria objetiva fomentar as discussões que possam valorizar as práti-cas cotidianas, expressões artísticas e religiosas, os fazeres e saberes, valores patrimoniais, a memória e a história da co-munidade enquanto um instrumento de luta para a busca de uma vida mais digna para todos os moradores da Terra Firme.

Apresentar a comunidade escolar da Terra Firme o Projeto "Pontos de Memória", desenvolvido pelo MinC - IBRAM e pelo Ministério da Justi-ça – MJ e outros parceiros; Estabelecer parcerias com as escolas do bairro para que elas contribuam com o processo de construção do Museu comunitário da Terra Firme; Discutir estratégias para a inserção da ideia de patrimônio, memória e história da comunidade nas ativida-des pedagógicas das escolas para a busca de produtos de memória que possam compor o acervo do Ponto de Memória da Terra Firme.
PROGRAMAÇÃO
Dia 07 de Abril
15:00 -
Abertura 15:10 -
Marcelle Pereira – IBRAM, Francisca Rosa – Presidente do Conselho Gestor do P.M Bairro da Terra Firme, Representante da UFPA, representante do Museu Goeldi e Diretora da Escola Brigadeiro Fontenelle.
Composição de Mesa : JUSTIFICATIVA OBJETIVOS 15:35 – Mesa Redonda: IBRAM – Marcelle Pereira e Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme. 16:35 - Intervenções da plenária. 17:05 - Intervalo. 17:20 - Relatos de Experiências das Escolas sobre Memória social no Bairro. Dia 08 de abril
15:00 às 17:00 –
Oficinas: Memórias da Terra Firme: GT: Pas.Bom Jesus. Responsável: Helena Quadros. GT: Rua São Domingos. Responsável : Ana Claudia. GT: Rua Lauro Sodré. Responsável: Camila Moura e Bárbara Mourão. GT: Pas. Ligação. Responsável: Edivania Alves e Letícia Barriga. GT: Av. Perimetral. Responsável: Isabella Gib-son e Cilane Melo. GT: Rua Dr. Celso Malcher. Responsável: Be-nedito Costa. 17:00 – Socialização das Oficinas. 18:00 – Programação Cultural LOCAL: Auditório da Escola Brigadeiro Fontenelle, rua São Domingos, Terra Firme.

I ENCONTRO DO PONTO DE MEMÓRIA E MUSEU PARAENSE EMÍ-LIO GOELDI COM GESTORES E PROFESSORES DAS ESCOLAS DO BAIRRO DA TERRA FIRME.

"O direito à memória precisa ser conquistado, mantido e exercido como direito de cidadania, direito que precisa ser democratizado e comunicado entre os diferentes grupos sociais existentes no Brasil" (IBRAM).

CONSELHO GESTOR DO PONTO DE MEMÓRIA DA TERRA FIRME.
PONTO DE MEMÓRIA DO BAIRRO DA TERRA FIRME

Ana Cláudia dos Santos da Silva
Benedito Gonçalves Costa
Camila de Fátima Simão de Moura
Deivison Laurentino da Rocha
Edivania Santos Alves
Eliete Santana de Carvalho
Francisca Rosa Silva dos Santos
Helena do Socorro Alves Quadros
Jéssica Luiza dos Santos Gusmão
João Batista Costa dos Anjos
José Maria Vale de Souza
Leonel das Chagas Oliveira
Maria Francisca de Araújo Santos
Maria Madalena da Gama Pantoja
Sâmia Maria Silva

AMIGOS DO PONTO DE MEMÓRIA DA TERRA FIRME.
Bárbara Paola Mourão
Cilane da Silva Melo
Isabella Cristina Bagarrão Gibson
Jorge Martins
Lúcia das Graças Santana da Silva
Silvia Giese
Rosana Passos

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Conselheira do Ponto de Memória tira excelente em TCC

A Conselheira Camila Moura hoje realizou a defesa de seu TCC para obtenção do grau em Bacharel em Turismo e juntamente com sua colega de trabalho tirou EXCELENTE. O tema estudado foi  "ECOMUSEU: instrumento de valorização da identidade dos atores sociais envolvidos no manguezal do Município de Curuçá, PA". 

Terra Firme foi ao Rio de Janeiro em dezembro de 2010

Os conselheiros Benedito e Camila foram até o Rio de Janeiro e participaram da Teia da Memória. Apresentaram o processo do Ponto em Belém e trouxeram muitas novidades a serem implantadas agora neste novo ano.