Ponto de Memória do Bairro da Terra FIrme (Belém-PA)

O objetivo deste blog é divulgar as atividades desenvolvidas no bairro da Terra Firme sobre o Ponto de Memória, isto é, o Projeto do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. O Ibram acredita que o direito à memória precisa ser conquistado, mantido e exercido como direito de cidadania, como direito que precisa ser democratizado e comunicado entre os diferentes grupos sociais existentes no Brasil. É por esse direito e luta que está apoiando ações de memória em comunidades de todo o Brasil. Estão em fase de consolidação 12 Pontos de Memória, situados em comunidades populares nas cidades de Belém- PA,Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Maceió – AL, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Rio de Janeiro, Salvador – BA, São Paulo – SP, Vitória – ES. existentes no Brasil.(http://www1.museus.gov.br/)

Somos 12 Conselheiros (as)

O Conselho Gestor do Ponto de Memória do Bairro da Terra FIrme" é composto atualmente das seguintes pessoas:

1. Francisca Rosa Silva Santos,dona Chiquinha, Presidente do Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme: moradora há mais de 30 anos do Bairro da Terra FIrme, em Belém do Pará. Veio do Maranhão com sua família, e desde 1985 participa dos Cursos de Alimentação Saudável no Museu Paraense Emílio Goeldi. É candidata ao Prêmio Betinho. É coordenadora do Proejto: Juventude e imagens do bairro da Terra Firme, reafirmando identidades e garantindo cidadania - Mais Cultura.


2. Eliete Santana (Neci) - Vice-Presidente, moradora do bairro da Terra Firme e agente multiplicadora da alimentação Saudável no Museu Goeldi e vários Municípios do Estado do Pará.


3. Maria Francisca de Araújo Santos - moradora do bairro da Terra Firme, agente multiplicadora da alimentação Saudável no Museu Goeldi e no Município de Ourém-PA. É coordenadora do Proejto: AS DIVERSAS LINGUAGENS DA CULTURA NO BAIRRO DA TERRA FIRME - Mais Cultura.


4. Helena do Socorro Alves Quadros - Mestre em Educação, Tecnologista Sênior do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação/Museu Goeldi, Coordenadora do Núcleo de Visitas e do Projeto O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade no bairro da Terra Firme e outros Bairros do Município de Belém.


5. Camila de Fátima Simão de Moura - Bacharel em Turismo, Especialista em Gestão Ambiental na UFPa, é a Consultora local do Ponto de Memória-IBRAM.


6. Jéssica Santos - Moradora do Bairro da Terra Firme, participando de movimentos jovens no Bairro.


7. SÂMIA MARIA SILVA - Moradora do Bairro da Terra Firme, atuando como professora leiga em Centro Comunitário.


8. JOÃO BATISTA COSTA DOS ANJOS - Morador do Bairro da Terra Firme, muito atuante nos movimentos sociais do Bairro.


9. Leonel Oliveira - Morador do Bairro da Terra Firme, atuante nos movimentos sociais do Bairro, em especial ao trabalho com grupos de capoeira.


10. Deivison Laurentino da Rocha - Morador do Bairro da Terra Firme.


11.MARIA MADALENA DA GAMA PANTOJA - moradora do Bairro da Terra Firme, Coordenadora do Projeto: Escrevendo nossa história outra vez: jornal O Tucunduba - Mais Cultura


12. José Maria Vale de Souza - Morador do Bairro da Terra Firme, atuante na Escola Estadual Parque Amazônia e trabalhos comunitários.

16 de maio de 2011 - Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle

Divulgando a Gincana.....

Ponto de Memória sendo divulgado no Jornal

Ponto de Memória sendo divulgado no Jornal
Terra Firme tem Memória

quarta-feira, 30 de março de 2011

I Encontro do Ponto de Memória e Museu Emílio Goeldi com Gestores e professores das escolas do bairro da Terra Firme

O I Encontro do Ponto de Memória e Museu Emílio Goeldi com Gestores e professores das escolas do bairro da Terra Firme configura-se como um espaço de diálogo, de construção de ideias, proposições e de articulação entre o Ponto de Memória da Terra Firme, o Museu Goeldi e os vários segmentos que trabalham com educação no bairro.
Esta parceria objetiva fomentar as discussões que possam valorizar as práti-cas cotidianas, expressões artísticas e religiosas, os fazeres e saberes, valores patrimoniais, a memória e a história da co-munidade enquanto um instrumento de luta para a busca de uma vida mais digna para todos os moradores da Terra Firme.

Apresentar a comunidade escolar da Terra Firme o Projeto "Pontos de Memória", desenvolvido pelo MinC - IBRAM e pelo Ministério da Justi-ça – MJ e outros parceiros; Estabelecer parcerias com as escolas do bairro para que elas contribuam com o processo de construção do Museu comunitário da Terra Firme; Discutir estratégias para a inserção da ideia de patrimônio, memória e história da comunidade nas ativida-des pedagógicas das escolas para a busca de produtos de memória que possam compor o acervo do Ponto de Memória da Terra Firme.
PROGRAMAÇÃO
Dia 07 de Abril
15:00 -
Abertura 15:10 -
Marcelle Pereira – IBRAM, Francisca Rosa – Presidente do Conselho Gestor do P.M Bairro da Terra Firme, Representante da UFPA, representante do Museu Goeldi e Diretora da Escola Brigadeiro Fontenelle.
Composição de Mesa : JUSTIFICATIVA OBJETIVOS 15:35 – Mesa Redonda: IBRAM – Marcelle Pereira e Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme. 16:35 - Intervenções da plenária. 17:05 - Intervalo. 17:20 - Relatos de Experiências das Escolas sobre Memória social no Bairro. Dia 08 de abril
15:00 às 17:00 –
Oficinas: Memórias da Terra Firme: GT: Pas.Bom Jesus. Responsável: Helena Quadros. GT: Rua São Domingos. Responsável : Ana Claudia. GT: Rua Lauro Sodré. Responsável: Camila Moura e Bárbara Mourão. GT: Pas. Ligação. Responsável: Edivania Alves e Letícia Barriga. GT: Av. Perimetral. Responsável: Isabella Gib-son e Cilane Melo. GT: Rua Dr. Celso Malcher. Responsável: Be-nedito Costa. 17:00 – Socialização das Oficinas. 18:00 – Programação Cultural LOCAL: Auditório da Escola Brigadeiro Fontenelle, rua São Domingos, Terra Firme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário