Ponto de Memória do Bairro da Terra FIrme (Belém-PA)

O objetivo deste blog é divulgar as atividades desenvolvidas no bairro da Terra Firme sobre o Ponto de Memória, isto é, o Projeto do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. O Ibram acredita que o direito à memória precisa ser conquistado, mantido e exercido como direito de cidadania, como direito que precisa ser democratizado e comunicado entre os diferentes grupos sociais existentes no Brasil. É por esse direito e luta que está apoiando ações de memória em comunidades de todo o Brasil. Estão em fase de consolidação 12 Pontos de Memória, situados em comunidades populares nas cidades de Belém- PA,Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Maceió – AL, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Rio de Janeiro, Salvador – BA, São Paulo – SP, Vitória – ES. existentes no Brasil.(http://www1.museus.gov.br/)

Somos 12 Conselheiros (as)

O Conselho Gestor do Ponto de Memória do Bairro da Terra FIrme" é composto atualmente das seguintes pessoas:

1. Francisca Rosa Silva Santos,dona Chiquinha, Presidente do Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme: moradora há mais de 30 anos do Bairro da Terra FIrme, em Belém do Pará. Veio do Maranhão com sua família, e desde 1985 participa dos Cursos de Alimentação Saudável no Museu Paraense Emílio Goeldi. É candidata ao Prêmio Betinho. É coordenadora do Proejto: Juventude e imagens do bairro da Terra Firme, reafirmando identidades e garantindo cidadania - Mais Cultura.


2. Eliete Santana (Neci) - Vice-Presidente, moradora do bairro da Terra Firme e agente multiplicadora da alimentação Saudável no Museu Goeldi e vários Municípios do Estado do Pará.


3. Maria Francisca de Araújo Santos - moradora do bairro da Terra Firme, agente multiplicadora da alimentação Saudável no Museu Goeldi e no Município de Ourém-PA. É coordenadora do Proejto: AS DIVERSAS LINGUAGENS DA CULTURA NO BAIRRO DA TERRA FIRME - Mais Cultura.


4. Helena do Socorro Alves Quadros - Mestre em Educação, Tecnologista Sênior do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação/Museu Goeldi, Coordenadora do Núcleo de Visitas e do Projeto O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade no bairro da Terra Firme e outros Bairros do Município de Belém.


5. Camila de Fátima Simão de Moura - Bacharel em Turismo, Especialista em Gestão Ambiental na UFPa, é a Consultora local do Ponto de Memória-IBRAM.


6. Jéssica Santos - Moradora do Bairro da Terra Firme, participando de movimentos jovens no Bairro.


7. SÂMIA MARIA SILVA - Moradora do Bairro da Terra Firme, atuando como professora leiga em Centro Comunitário.


8. JOÃO BATISTA COSTA DOS ANJOS - Morador do Bairro da Terra Firme, muito atuante nos movimentos sociais do Bairro.


9. Leonel Oliveira - Morador do Bairro da Terra Firme, atuante nos movimentos sociais do Bairro, em especial ao trabalho com grupos de capoeira.


10. Deivison Laurentino da Rocha - Morador do Bairro da Terra Firme.


11.MARIA MADALENA DA GAMA PANTOJA - moradora do Bairro da Terra Firme, Coordenadora do Projeto: Escrevendo nossa história outra vez: jornal O Tucunduba - Mais Cultura


12. José Maria Vale de Souza - Morador do Bairro da Terra Firme, atuante na Escola Estadual Parque Amazônia e trabalhos comunitários.

16 de maio de 2011 - Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle

Divulgando a Gincana.....

Ponto de Memória sendo divulgado no Jornal

Ponto de Memória sendo divulgado no Jornal
Terra Firme tem Memória

quarta-feira, 6 de abril de 2011

I Encontro do Ponto de Memória e Museu Paraense Emílio Goeldi com Gestores e Professores das Escolas do Bairro da Terra Firme



Ponto de Memória da Terra Firme é tema de encontro



05-Abr-2011
Agência Museu Goeldi - Acontece, nos dias 7 e 8 de abril, das 15h às 17 horas, na  escola  estadual Brigadeiro Fontenelle o ‘I Encontro do Ponto de Memória e Museu Paraense Emílio Goeldi com Gestores e Professores das Escolas do Bairro da Terra Firme’.
A atividade é resultado da parceria entre o Museu Goeldi, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Ministério da Justiça. Segundo a coordenadora do Núcleo de Visitas Orientadas do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Nuvop), Helena Quadros, “o encontro tem como objetivo apresentar a comunidade escolar do bairro da Terra Firme o Projeto ‘Pontos de Memória’, além de estabelecer parcerias com as escolas do bairro para que elas contribuam no processo de construção do museu comunitário do bairro”.
Outra questão que será trabalhada é a inserção da ideia de patrimônio, memória e história da comunidade nas atividades pedagógicas das escolas para a busca de produtos de memória que possam compor o acervo do Ponto de Memória da Terra Firme.
Para Helena, “O encontro será um espaço de diálogo, construção de ideias, proposições e de articulação entre o Ponto de Memória da Terra Firme, o Museu Goeldi e os vários segmentos que trabalham com educação no bairro”.
Programação - No dia 7 de abril, os representantes das escolas poderão relatar suas experiências com a memória social de Terra Firme. Também estará em debate a estratégia de inserção dos temas patrimônio, memória e história nas atividades pedagógicas das escolas públicas da região. Já no dia 8, serão realizadas as oficinas “Memórias da Terra Firme”, em oito grupos de trabalho formados por moradores de diferentes localidades do bairro.
Sobre o Ponto de Memória de Terra Firme
É uma das 12 iniciativas de memória social apoiadas pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) em parceria com o Programa Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura, com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci/ Ministério da Justiça), e com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
Considerado um dos bairros mais populosos da capital paraense, concentra cerca de 60 mil habitantes. A comunidade, conhecida pelos movimentos de luta pela moradia, realiza, há mais de dez anos, trabalhos socioculturais em parceria com o MPEG – como o curso popular de vestibular, a usina de educação e o apoio a grupos de capoeira, dança afro, balé e música.
Para participar do encontro, basta enviar e-mail para beneditogcosta@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ou para hquadros@museu-goeldi.br Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email , ou entrar em contato pelos telefones (91) 3182-3219/8804 3800.
Texto produzido com informações do IBRAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário